sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Puxa-saco.


 No Brasil o termo “Puxa-Saco” muitas vezes é mal usado. 
O “Puxa-Saco” geralmente é comparado àquela pessoa que não tem expressão e faz de tudo para aparecer às custas de alguém a quem queira agradar.
O chamado bajulador – que não perde uma oportunidade de elogiar, ou coisa semelhante, para ganhar atenção e se promover, ainda que o elogio seja na verdade um falso elogio.

Olhando para a tradução literária que conhecemos desta expressão, poderemos enumerar muitas pessoas que são consideradas “Puxa-Saco” por causa de suas atitudes. 
 A palavra "Puxa-Saco" começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não carregavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. Quem carregava obedientemente a bagagem para cima e para baixo eram os soldados.
 
Na igreja muitas vezes aquele que serve o pastor, que o defende e ora por sua família, que não admite que falem mal do líder e procura servi-lo da melhor forma possível, vibrando com suas vitórias e sofrendo
com suas perdas é chamado de “Puxa-Saco”.
Ainda me lembro quando meu pastor estava vivo, fui muitas vezes chamado de “Puxa-Saco”. Eu tinha prazer em servir meu pastor, arrumar seus remédios, servir água, visitá-lo para ouvir suas histórias. Certa vez ele me perguntou: Porque tenho tantos discípulos que trabalham na mesma área que você e só você se preocupa com os remédios que eu tenho a obrigação de tomar? Acho que essa resposta é: gosto de servir!
 
Certa vez, na casa de um amigo da igreja estávamos prontos para almoçar quando alguém começou a falar mal do meu pastor. De repente uma opressão grande invadiu o lugar, na mesma hora minha esposa me chamou para ir embora. Fui embora para não ter que pecar, pois eu não estava satisfeito com aquele assunto. Eu não permitiria que falassem mal do meu pastor, mesmo que estivessem falando a verdade. Quando permitimos que esse tipo de conversa aconteça no nosso meio, no nosso lar, atraímos maldições para as nossas vidas. Fui chamado novamente de “Puxa-Saco”, mas mesmo assim não aceitei aquilo.
   Jônatas, filho de Saul foi chamado de “Puxa-Saco” por seu pai. Ele é quem seria o próximo rei de Israel, mas reconheceu que Davi era o escolhido do Senhor e o serviu não apenas com sua amizade, mas com sua lealdade.
 
   As três Marias (Maria Madalena, Maria mãe de Jesus, Maria irmã de Lázaro) também foram consideradas “Puxa-Saco” porque serviram com devoção ao Senhor Jesus.
     Não julgue alguém quando estiver servindo um líder. 
A recompensa para aquele que serve com amor vem do Senhor. Que todos sejamos “Puxa Saco” do Senhor Jesus. Deus te abençoe!
É melhor estar ao lado de Jesus do que ao lado dos escarnecedores.
(Salmos 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CÂNTICOS DE ROMAGEM - SALMO 132